APH 220 - ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR

APH 200 - Atendimento Pré Hospitalar 200 horas

O Curso de APH220 - Atendimento Pré-hospitalar tem como objetivo capacitar profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, ou não oriundos da área de saúde como bombeiros e condutores a se desenvolver seguindo o programa exigido pela portaria 2048 do Ministério da Saúde.

DURATION:
220 horas
ID:
APH-220

INSTRUCTORS:

Santiago. Clei W. F.
Diretor / Instrutor
Magno Roriz
Diretor / Instrutor
Romolo - Instrutor
Romolo Ghessa
Instrutor
Giorgio Fuzari
Instrutor
Romeu Ivam Berger
Instrutor

Address

Rua Linhares, 201 - Terra Vermelha - Vila Velha - ES   View map

Categories

Curso

REQUISITOS:
– Ser Médico;
– Ser Enfermeiro;
– Ser Técnicos Em Enfermagem;
– Ser Bombeiro;
E/OU
– Ser Condutor de Veículos de Emergências.

Observação: estudantes também podem fazer o curso, porém para trabalhar na área de emergência tripulando unidades móveis sua habilitação profissional é o pré-requisito, assim como seu registro no conselho de classe.

 

METODOLOGIA:
Aulas teóricas;
Apresentação Multimídia;
Trabalhos em Grupo;
Estações Práticas;
Simulação de Cenários reais e controlados;

 

LEGISLAÇÃO:

Portaria 2048 do Ministério da Saúde.

 

Atendimento Pré-hospitalar 220 horas.

Introdução Programa e atividade de integração Pré e Pós-teste. Trabalho em equipe

Salvamento terrestre; Salvamento em alturas; Salvamento aquático; Materiais e equipamentos Conhecimento e habilidade psicomotora para realização de salvamento terrestre, aquático e em alturas.

Sistema de saúde local e serviços relacionados. Apresentação da rede hierarquizada dos serviços de saúde. Conhecer a organização do sistema de saúde local de acordo com a hierarquia dos serviços

Serviço Pré Hospitalar Móvel Histórico do serviço pré-hospitalar móvel. Perfil profissional; Apresentação do serviço de atendimento pré-hospitalar (APH) móvel de sua cidade Apresentação da Portaria GM/MS nº 2048 de 5 de novembro de 2002 – Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência Conceitos de ética médica ligada ao APH Trabalho em equipe.

Conhecer os conceitos da Portaria e as competências dos profissionais da área de segurança, bombeiros.

Central de Regulação e Equipamentos Manejo de equipamentos da central de urgência (rádios), veículos e materiais utilizados no APH móvel, rotinas operacionais. Manuseio do sistema de rádio e técnicas de comunicação.

Anatomia e Fisiologia Anatomia topográfica: regiões anatômicas e noções gerais de anatomia topográfica. Aparelhos e sistemas: anatomia e fisiologia dos aparelhos e sistemas do corpo humano: em especial esquelético, cardíaco, respiratório.

Conhecimento das principais divisões anatômicas, regiões anatômicas, e noções de anatomia topográfica. Conhecimento dos aspectos morfológicos e fisiológicos dos diversos aparelhos para formulação de correlação anátomo-clínica

Cinemática do Trauma Exame da cena e mecanismos de lesões. Conhecer a importância do exame da cena do acidente para identificar sinais de gravidade. Saber correlacionar a cenas com os mecanismos de lesões.

Abordagem do paciente. Abordagem Primária e secundária de uma Vítima; técnicas relativas à avaliação de sinais vitais de vítimas: pressão arterial, frequência respiratória e de pulso, temperatura e outros. Escala de coma de Glasgow e escala de trauma revisado ou escala de trauma utilizada pelo serviço local.

Realizar a abordagem primária e secundária para reconhecer sinais de gravidade em situações que ameaçam a vida de forma imediata e as lesões dos diversos segmentos. Saber utilizar a escala de Glasgow e de trauma.

Manejo de Vias Aéreas/Ressuscitação Cardiopulmonar Obstrução de Vias Aéreas. Desobstrução de Vias Aéreas. Sinais e Sintomas de parada respiratória e cardíaca. Técnicas de reanimação cardiopulmonar em adulto e criança.

Materiais e equipamentos utilizados em parada cardiorrespiratória. Materiais e Equipamentos utilizados em oxigênio terapia.

Biossegurança.
Conhecer as principais doenças transmissíveis.
Conhecer normas de biossegurança, materiais e métodos de controle de infecções. Reconhecer e manejar obstrução de vias aéreas;
Realizar oxigênioterapia.
Conhecer equipamentos utilizados em parada cardiorrespiratória. Estar habilitado para técnicas de RCP Utilizar técnicas e métodos de controle de infecções.

Ferimentos / hemorragia / Bandagem / Choque Tipos de ferimentos; hemorragia; choque, principalmente choque hipovolêmico; Curativos e Bandagens; Técnicas de Suporte Básico de Vida para o tratamento do choque hipovolêmico. Reconhecer os diversos tipos de ferimentos, hemorragias, choque hipovolêmico;

Possuir habilidades psicomotoras relativas às aplicações de técnicas de curativos e bandagens com controle de hemorragias e suporte básico nos casos de choque hipovolêmico.

Trauma músculo-esquelético e imobilizações.
Trauma Músculo Esqueléticos e seus sinais e sintomas.
Técnicas relativas à imobilização de extremidades lesadas. Materiais e equipamentos utilizados para a imobilização de extremidades lesadas.
Reconhecer os diversos tipos de trauma músculo-esquelético Executar técnicas de imobilização de extremidades lesadas com equipamentos adequados.

Traumatismos específicos Traumatismo Cranioencefálico Traumatismo Raquimedular Trauma Torácico e Abdominal Trauma de Face Conhecer as peculiaridades e prestar o atendimento inicial nos diversos traumatismos específicos
Trauma na Criança e na Gestante Agravos por eletricidade
Queimaduras

Remoção de vítima Materiais e equipamentos utilizados para a remoção de vítimas de acidentes. Técnicas de remoção de vítimas de acidentes: rolamento, elevações, retirada de veículos, transporte com ou sem a utilização de materiais e equipamentos. Técnicas relativas à remoção de vítimas de acidentes aquáticos e em altura com especial cuidado à coluna vertebral. Saber utilizar materiais e equipamentos para remoção de vítimas de acidentes nas diversas situações encontradas.

Assistência ao Parto e Cuidados com o Recém Nascido Trabalho de Parto – período expulsivo Cuidado com o Recém-Nascido Possuir habilidades psicomotoras relativas ao atendimento ao parto normal e cuidados com o recém-nascido

Intervenção em crises e atendimentos de pacientes especiais Reconhecimento e Intervenção em situação de crise.
Conhecer as peculiaridades e prestar o atendimento inicial nessas situações

Afogamento Fisiologia e técnicas de abordagem. Peculiaridades no atendimento.
Conhecer as peculiaridades e prestar o atendimento inicial.

Intoxicação Exógena Reconhecimento e peculiaridades no atendimento inicial.
Conhecer as peculiaridades e prestar o atendimento inicial.
Emergências Clínicas Peculiaridades e Atendimento inicial de emergências clinicas mais frequentes.

Conhecer as peculiaridades e prestar o atendimento inicial

Acidentes com múltiplas Vítimas e Catástrofes Conceito Princípios de Controle da Cena Triagem, tratamento e transporte. Saber manejar situações de acidentes com múltiplas vítimas.

Acidentes com produtos perigosos Conceitos/Legislação Princípios de atendimento.

Prestar o atendimento inicial de maneira adequada garantindo a segurança da equipe e das vítimas.

Estágios hospitalares Rotinas de atendimento de pronto socorro; maternidade. Conhecer fluxo de atendimento dos hospitais da rede hierarquizada bem como presenciar atendimento das emergências. 12h

Estágios em Ambulâncias Vivência prática de atendimento Familiarização com a rotina de serviço e participar de atendimento de vítimas em situações reais 24h

Avaliação teórica e pratica do curso Provas escritas e práticas de avaliação de conhecimento.
Demonstrar conhecimentos adquiridos


DURAÇÃO: 220 Horas

Facebook

Esta é uma loja de demonstração para fins de teste - As compras realizadas não são válidas. Dispensar